segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Toucinho do Céu



A minha primeira receita aqui vai,


Toucinho do Céu


Ingredientes:

2 dl de água;

500 gr de açúcar;

150 gr de amêndoa pelada e ralada;

100 gr de doce de chila;

18 gemas;

2 claras;

Margarina;

Farinha.



Modo de preparação:


Leve a água ao lume com o açúcar e deixe ferver, suavemente cerca de 10 minutos, até obter ponto pérola*. Sem tirar do lume, adicione a amêndoa e o doce de Chile. Misture bem com a colher de pau e, sem deixar de mexer, deixe retomar fervura. Retire então do lume.

Abra os ovos, um a um, para uma tigelinha, e vá separando as gemas das claras. Misture 18 gemas** e duas claras, com um garfo, e junte-lhes um pouco do preparado de açúcar e amêndoas, misturando muito bem. Depois, junto à restante calda de açúcar e mexa até estar tudo ligado. Leve de novo a lume brando, sem nunca deixar de mexer, e retire do calor assim que começar a querer ferver.

Deite para uma taça e deixe arrefecer. Quando estiver quase frio, deite este preparado para uma forma de mola, com cerca de 22 cm de diâmetro, com o fundo forrado com papel vegetal, muito bem untada e polvilhada com farinha. Coza em forno moderado (180º C), durante 1 hora.

Desenforme, e depois de frio polvilhe com açúcar.

* O ponto de pérola corresponde aos 180º C. Na prática, se deixar escorrer a calda de açúcar de uma colher de pau, deve ver formar-se, na ponta, uma pequena “pérola”.

** Utilize as claras que sobram para outras preparações culinárias. Se não as quiser usar logo congele e utilize posteriormente.





Espero que gostem da receita e que a experimentem:)


Um bom início de semana para todos.

2 comentários:

  1. Que belissima ideia a de criar um blog de receitas!!! É que na fase em que estou, de ter que cozinhar todos os dias pratos diferentes, todos os blogs sao uteis para termos novas ideias!!!
    Boa sorte neste teu blog, se quiseres posso dar te links de blogs que frequento e assim podes ver e conhecer novas pessoas.

    Beijinhos

    Paulinha

    ResponderExcluir
  2. Vim conhecer o teu cantinho e adorei a receita de estreia!

    Desejo-te sucesso e entusiasmo na partilha dos teus petiscos. :)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir